Estude e seja o primeiro colocado!

Alguns conceitos são muito básicos para fazer provas diversas. No caso das provas de concurso, em geral a matéria abordada é justamente para selecionar de forma criteriosa os seus futuros funcionários e evitar que pessoas sem capacidade tenham acesso a determinadas vagas.

As matérias que costumam deixar os candidatos ansiosos são português, matemática e legislação. Essas três são as matérias mais comuns de caírem na prova, já que exigem bastante estudo e conhecimento. Ao contrário das demais, essas matérias são estudadas em todos os anos do ensino da vida de uma pessoa, então é quase uma “obrigação” do candidato ter determinados conhecimentos.

A melhor forma de estudar português para concursos é ler e escrever bastante. Quando você pratica o hábito de ler e escrever com frequência, menores serão as suas dúvidas diante das questões que aparecerem na prova. Para estudar bem matemática, é fundamental fazer muitos exercícios e sempre que possível refazer uma questão até o acerto completo. Enquanto você estiver errando, seja no cálculo ou no próprio conceito da questão, será necessário refazê-la. Já as questões de legislação não costumam variar muito, vale à pena estudar as provas de concursos anteriores, assim você já se habitua ao que é cobrado normalmente.

Certas provas de concurso são mais específicas e exigem que você saiba um pouco mais, como no caso das vagas para docente ou para pesquisador da área gramatical ou linguística. Para esses casos, as provas de português podem ficar bem difíceis, mas nada que uma pessoa formada na área não consiga resolver.

Um detalhe importante que acrescenta muitos pontos à nota final do candidato é a redação. Em geral, a redação também compõe a nota de português, então você precisa ficar atento! Algumas técnicas podem te ajudar, como as que vamos listar a seguir:

1) Divida a redação em três partes para que ela fique dividida corretamente com introdução, desenvolvimento e conclusão. Com essa fórmula não tem como errar, a não ser que você tenha muita dificuldade de organizar suas ideias.

2) Evite linguagem muito informal e gírias. Esse tipo de escrita pode prejudicar a sua pontuação, já que um dos objetivos da redação é analisar o seu vocabulário. Se seu vocabulário não é muito extenso, use as palavras corretamente, do melhor jeito possível. Você evitará erros e fará a redação do seu jeito.

3) Antes de começar a escrever, determine o seu ponto de vista a respeito do tema. Você tem argumentos positivos ou negativos a respeito? Você entende do tema? Essas duas perguntas fazem muita diferença na hora de escrever o desenvolvimento. Quando você entende do assunto, formular os argumentos pode ser muito mais fácil, mas ainda sim você precisará assumir um ponto de vista ou uma postura a respeito dele. Não basta apenas debate-lo, e muitas pessoas erram justamente nesse sentido.

4) Faça uma caligrafia clara e fácil de ser compreendida. Os analisadores da banca não irão perder tempo tentando entender caligrafias difíceis, eles simplesmente irão reduzir pontos da redação do candidato. Se você tem dificuldade para escrever, escolha as letras de imprensa, que são fáceis de fazer e qualquer pessoa compreende.

Planeje bem os seus estudos com horários fixos e tópicos claros a respeito de cada tema. Fazer um pequeno resumo para ter sempre consigo também pode ser uma boa ideia, principalmente para quem tem pouco tempo para estudar. Em qualquer momento essas anotações podem ser consultadas e você estará então estudando o tempo todo!

Deixe um comentário